Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on nov 19, 2013 in Destaque, Mercado de Trabalho | 0 comments

Temos espaço e incentivos adequados no Brasil para criar empresas?

Temos espaço e incentivos adequados no Brasil para criar empresas?

Share Button

Criar empresas pode ser o grande sonho de muitos profissionais de TI!

Muitos profissionais sonham em ter seus próprios negócios, porém sabemos que no Brasil não é fácil criar empresas muito menos mantê-las em nosso mercado de atuação, mesmo assim muitos profissionais acabam “arriscando“ e colocando suas ideias que estavam no papel em prática, alguns dão certo, outros não tem o mesmo desfecho, porém independendo do desfecho todos que arriscam ganham experiência de vida, tanto profissional quanto pessoal o que não é em momento algum desprezível.

Falta investimentos no Brasil?

Estamos acostumados a vermos empresas sendo criadas no EUA e em pouco tempo de vida caso tenham uma ideia inovadora ganharem os holofotes dos sites especializados e atenção de empresas maiores, estas empresas passam a ser observadas mais de perto e aquele negócio inovador e crescente, passam a chamar muitas vezes a atenção das grandes corporações, estas por sua vez já pensam em ações para adquirir aquela nova empresa para que possam integra-la a seu portfólio, é assim que empresas do mercado de tecnologia funcionam há anos.

No Brasil este tipo de empreendimento é pouco comum, raramente vemos empresas surgirem e ganharam destaque na própria empresa nacional, muitas vezes grandes ideias acabam “morrendo na praia“ ou não rendem o que poderiam ter rendido, porém diversos itens são importantes e influenciam nestes resultados.

atividades_325x323Será que no Brasil por não existir a mesma cultura de demais países onde criar uma empresa e “quebrar“ seja considerado normal, muitos negócios acabam nem surgindo ou quando surgem já aparecem fadados a “falência“, talvez seja a falta de investidores de risco no Brasil, hoje a cultura de investir em empresas inovadores e em seu inicio ainda é pouco difundida em nosso país, pode ser que a burocracia para se criar e se fechar uma empresa no Brasil seja o grande empecilho para o surgimento de novas empresas e novos negócios. Vários itens podem influenciar diretamente no Brasil, para que este desempenho pouco expressivo continue sendo frequente frente a países como o EUA.

Será que esta cultura tende a mudar?

Muitas vezes profissionais acabam tentando e apostando suas fichas em mercados externos em busca destas tais oportunidades e vantagens que os alguns países representam frente ao Brasil, será que realmente esta é uma boa alternativa ou não, claro que tudo depende do publico alvo, da ideia e por ai vai, porém vale ressaltar que muitas vezes ideias geniais poderiam ter surgido no Brasil caso a cultura de criação de empresas fosse diferente.

Algumas empresas tem surgido no Brasil com o passar dos anos com maior frequência, algumas ganham destaque e investimento mundial como é o caso da Boo-Box, porém isto nem sempre é uma realidade por aqui, sabemos também que muitas das empresas criadas no EUA (principalmente no Vale do Silício) falham em suas propostas e não resultam em nada, porém alguns destes empreendedores ganham bagagem e conhecimento para que em uma segunda tentativa os erros sejam minimizados e a empresa tenha maiores chances de se destacar e aproveitar melhores as oportunidades.

  • E você acha que no Brasil existe espaço, incentivos e cultura adequadas para o surgimento de empresas constantemente, mesmo que estas possam vir a “falência“ em pouco tempo?
  • Se o Brasil tivesse outra cultura e mais espaços e recursos para o surgimento de Startups você acredita que muitas coisas boas poderiam sair daqui?

Deixe seu comentário e contribua com o artigo!

Vou ficando por aqui, abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 162 artigos!.

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha com TI desde de 2009, é Amante por Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Share Button