Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jul 15, 2013 in Destaque, Segurança da Informação | 0 comments

Sua empresa se “preocupa” com o Mobile?

Sua empresa se “preocupa” com o Mobile?

Share Button

Não é de hoje que se fala dos dispositivos moveis, até alguns anos atrás esta ideia poderia surgir como algo surreal, porém com o surgimento de dispositivos como os Smartphones e Tablets, fez com que muitas empresas e pessoas passassem a aderir aos novos equipamentos e hoje varias atividades já podem ser executadas nestes dois equipamentos, a pergunta que ainda nos resta é até quando os computadores e notebooks resistirão ao mercado crescente destes equipamentos e se eles resistirão.

Os equipamentos “mobiles” já viraram moda, hoje quase todo mundo pode comprar um smartphone, além disto, varias pessoas já tem ou podem adquirir um tablet, porém o mundo móvel não surgiu com os dois equipamentos apenas, a vida móvel já vem sendo criada e adaptada pelas pessoas desde o surgimento e adesão dos notebooks.

Precisamos apenas de um Smartphone ou um Tablet?

Muitas pessoas resumem a vida mobile aos dois equipamentos, se esquecendo de tudo que evoluiu a seu entorno para que estes dois equipamentos fossem uteis e pudessem executar todas as atividades que conseguimos realizar com os mesmos hoje. A principal ferramenta se não a mais importante para que estes equipamentos tornem-se úteis e versáteis é o acesso à internet de qualquer local, hoje você pode acessar internet de quase todos os locais do mundo, até mesmo em aviões já está sendo possível conectar ao mundo virtual, por este motivo a vida mobile tem chegado mais próxima da realidade do dia a dia das pessoas.

Que os equipamentos mobiles já estão difundidos no mundo todo mundo já sabe e se eles irão ou não fazer com o que os computadores deixem de existir só o tempo dirá, por este motivo levarei esta discussão mais para dentro do mercado corporativo, segue algumas perguntas que você deveria fazer ao utilizar equipamentos mobiles em sua rede:

  • Sua empresa se preocupa com a segurança destes equipamentos?
  • Se você perder seu equipamento ele possui diretivas de segurança, como senha, bloqueio remoto, possibilidade de apagar os dados?
  • Estes equipamentos são inseridos na sua rede sem nenhum controle e podem “enxergar” todos os arquivos da empresa?
  • Você sabe quais equipamentos possuem o aplicativo da empresa instalado? Todo mundo pode instala-lo?

Estas são algumas perguntas de muitas que deveriam ser feitas hoje em dia, como sabemos os dispositivos moveis difundiram muito e por este motivo, vários crackers criam vírus, sistemas de captura de informação, captura de tela, entre outros diversos problemas.

A utilização Mobile é algo irreversível, a tendência é que a cada dia mais empresas e colaboradores passem a utilizar estes equipamentos, eles facilitam a sua vida, permitem que você faça um acesso rápido a informações, responda e-mails, entre outras diversas atividades. É muito importante que sua empresa e você esteja preparados para absorver este “novo mercado” de equipamentos, em caso de desastres, falhas, dúvidas, quem estará disponível para atender? Sua equipe está preparada para absorver estes atendimentos? Caso não, é importante que você comece a pensar nisto, pois a tendência é que a pressão para que você atenda este tipo de solicitação torne-se maior a cada dia.

Vou ficando por aqui, um abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 162 artigos!.

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha com TI desde de 2009, é Amante por Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Share Button