Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jun 13, 2013 in Destaque, Gerência de Projetos, Redes de Computadores | 0 comments

Porque virtualizar?

Porque virtualizar?

Share Button

A virtualização já é algo bem conhecido pela maioria dos profissionais da área de TI, porém quando se vai se justificar a importância da virtualização muitos profissionais se pegam perguntando quais as reais melhorias decorrentes da virtualização. Irei falar um pouco mais sobre o porquê a virtualização é importante e onde a mesma pode auxiliar na redução de custos.

Através de um ambiente virtualizado as reduções de custo são notáveis para a empresa, quando se executa um planejamento para virtualização do ambiente, você começa a notar que diversos gastos serão diminuídos, vamos a alguns exemplos:

  • Espaço Físico do Data Center (diminuí, pois vários servidores passam a ser comportados em um único Hardware);
  • Ar condicionado (diminuí o consumo, pois possuem menos servidores);
  • Energia Elétrica (vários servidores ultrapassados são substituídos por menos servidores com melhores desempenhos);
  • Custo de manutenção e operação.

Estes são alguns dos benefícios da virtualização, além de todos os impactos “físicos” que a virtualização traz ela é capaz de proporcionar a equipe de TI melhora no controle e gerenciamento dos servidores, softwares e recursos disponíveis. Como um “único” servidor (hardware) a equipe de TI passa a comportar varias maquinas virtuais no mesmo Hardware e isto evita o “desperdício” de processamento, a dificuldade de realocação de recursos como Memória, processador, espaço em disco passam a serem muito menos impactantes e torna-se muito mais fácil de receber modificações.

Simplificação de ambiente.

Com um ambiente mais simplificado e centralizado os administradores de rede conseguem reduzir o tempo de implantação e recuperação de desastres. Compra de licenciamento é outro item afetado pela virtualização, quando você passa a ter um ambiente Microsoft, por exemplo, virtualizado a sua licença de Windows Server Standard e Datacenter é permitido que você faça a instalação de maquinas virtuais utilizando a “mesma licença” aplicada ao servidor raiz.

Obs.: É importante alertar que cada versão do Windows Server comprada dá o direito à instalação de maquinas virtuais, porém o número de maquinas virtuais disponíveis vária de acordo com a versão adquirida, caso você tenha interesse em adquirir e saber mais sobre este “recurso”, é recomendado que você entre em contato com seu canal Microsoft.

A virtualização passou por um processo de aprimoramento, hoje a maioria dos softwares e sistemas operacionais são suportados pelos fabricantes em ambientes virtualizados, de qualquer forma é recomendado que você verifique junto ao fabricante se o mesmo possui alguma incompatibilidade com o ambiente.

A virtualização auxilia a equipe de TI a centralizar o ambiente, garantindo desta forma que a mesma “faça mais com menos” e gere menos gastos “desnecessários”, esta redução de custo pode ser aplicada a novos projetos, ou a outras melhorias e benefícios. A virtualização já está bem consolidada e é utilizada pela maioria dos profissionais e empresas, caso sua empresa ainda não utilize ambiente virtualizado passe a considerar esta opção, talvez sua estrutura de TI esteja ficando para traz.

Vou ficando por aqui, abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 162 artigos!.

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha com TI desde de 2009, é Amante por Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Share Button