Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jun 25, 2013 in Destaque, Redes de Computadores | 0 comments

O que é o DirectAccess?

O que é o DirectAccess?

Share Button

DirectAccess também conhecido como Unified Remote Access, é uma tecnologia VPN integrada aos sistemas operacionais Windows 7/8 e Windows Server 2008 R2/2012 que proporciona aos usuários conectarem a redes corporativas através da Internet.

Através deste recurso, disponível nos sistemas operacionais Microsoft (mencionados acima), os usuários podem acessar recursos corporativos seguindo padrões de segurança comuns, está integração com a rede corporativa proporciona aos usuários a sensação de estarem conectados localmente a rede da corporação, além disto, proporciona a equipe de TI ter melhor capacidade para gerenciar os “usuários remotos”, assim como proporcionar uma infraestrutura de TI flexível e ao mesmo tempo segura, reduzindo custos e simplificação da TI.

Para que o serviço seja implantado em sua rede é necessário que você disponibilize de um Servidor que irá gerenciar e terá o serviço do DirectAccess instalado, é necessário que este servidor faça o uso do IPv6 e IPSec, unido a uma infra-estrutura de chave publica (PKI), isto irá garantir que seus dados trafegados pela internet estejam criptografados e não estejam desprotegidos, o que proporcionaria a interceptação e leitura dos dados através de softwares maliciosos. Os computadores forem utilizar a estrutura do DirectAccess precisarão se conectar através do endereço IPv6 de sua corporação, sendo necessário passar pela criptografia do IPSec e autenticado pelos certificados obtidos junto a Autoridade Certificadora de seu domínio.

É necessário possuir um servidor com Windows Server 2008 R2 ou versões superiores, e os computadores clientes deverão utilizar o sistema operacional Windows 7 ou superior para a implantação do DirectAccess, além disto, será necessário possuir em sua estrutura de rede logica um controlador de domínio Active Directory (AD), o IPv6 habilitado e uma PKI.

Conclusão.

A ideia do DirectAccess é que os usuários flexíveis consigam acessar os recursos da rede de forma transparente, proporcionando uma experiência agradável e simples para os usuários, além disto, através deste ambiente o seu colaborador não sentirá diferença do ambiente de trabalha estando localmente na empresa ou em qualquer outro lugar do mundo (desde que tenha disponível o acesso a internet).

Ainda são poucas as empresas que exploram este recurso, mesmo sabendo que o software possibilita a entregar com qualidade um ambiente “padronizado” para usuários locais e remotos, proporcionado melhor controle, redução de custo e segurança para trafegar informações entre computadores clientes e servidores de sua corporação.

Caso você tenha interesse em se aprofundar um pouco no assunto, segue algumas referencias abaixo:

Planejando sua implantação do DirectAccessDirectAccessDirectAccess (Wikipedia).

Vou ficando por aqui, um abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 162 artigos!.

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha com TI desde de 2009, é Amante por Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Share Button