Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on nov 18, 2013 in Destaque, Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho | 0 comments

Home office, você é a favor ou contra?

Home office, você é a favor ou contra?

Share Button

Home Office pode ter suas vantagens ou desvantagens, depende do ponto de vista!

Talvez este seja um dos itens mais discutidos no mercado de trabalho hoje em dia, o Home office possui suas vantagens e desvantagens, porém muitas vezes os profissionais que sonham trabalhar em empresas que aderiram ao Home Office não conseguem enxergar todos os lados desta escolha e quais consequências ela pode trazer, assim como requisitos que você precisa seguir para que possa ter um desempenho adequado trabalhando de “casa“.

Recentemente escutei um excelente Podcast do Brainstorm sobre Home Office, onde profissionais discutirão sobre as suas experiências de trabalhar Home Office, muitos deles expressaram suas vantagens e desvantagens, porém fizeram varias colocações importantes, de pessoas que realmente vivenciaram a experiência, caso você tenha um tempinho vale a pena conferir.

Será que os profissionais estão preparados para o Home Office?

Se te perguntassem: Você está preparado para trabalhar em Home Office? Acredito que muitos diriam que sim, porém podemos afirmar que quase todos daqueles que sonham em trabalhar desta forma diriam que estão prontos para trabalhar neste novo sistema. Vale aqui uma analise, será que os profissionais realmente estão preparados para trabalhar de suas casas, muitos profissionais não rendem quando distantes de supervisão, alguns não possuem o “coragem“ ou permissão para decidirem sozinhos suas atividades, vários profissionais perdem o rumo ou foco quando não possuem alguém responsável por lhe atribuir suas tarefas, nestes casos, estes profissionais poderiam apresenta muitas quedas de rendimento frente ao trabalho presencial no escritório.

Além dos profissionais, muitas empresas não estão preparadas para adotarem este novo sistema, para que isto aconteça é necessário que a empresa tenha uma definição muito completa das atividades, projetos, equipes de cada colaborador, é necessário que se tenha métodos para medir o desempenho dos profissionais, pois sem estes números fica completamente inviável saber se o profissional está ou não rendendo conforme as expectativas, assim como saber se o valor investido ou não está valendo a pena, muitos detalhes precisam estar corretamente definidos para que as empresas possam proporcionar aos profissionais esta opção.

Home_Office-1280x1024

Fonte: http://www.topdiario.com/

Vantagens vs Desvantagens

Falando um pouco das vantagens muitas vezes comentadas por empresas e colaboradores que adotaram o Home Office como rotina de seus trabalhos:

  • Melhor desempenho e melhores resultados, pois o colaborador não precisa pegar transito todos os dias para o trabalho, os riscos são menores, pois ele fica no conforto de seu lar, os colabores podem aproveitar melhor o tempo com a família, pois não precisa perder tempo no transito, conseguem uma noite melhor de sono, entre outros;
  • Diminui os custos da empresa com locação, conta de luz, agua e algumas até mesmo de telefone, os gastos também são refletidos em mobília, que deixa de ser necessária para os profissionais;
  • Colaborador motivado com a empresa, pois os benefícios podem significar muitos para estes profissionais; entre outros.

Vários são os benefícios quando bem adotados e bem gerenciados pelas empresas e colaboradores, caso o Home Office não trouxesse seus benefícios as empresas ao redor do mundo, jamais estariam adotando este “novo” método de trabalho.

Agora falando um pouco das desvantagens, muitos profissionais ou empresas não se adaptam ao Home Office ou preferem o método “convencional“ de trabalho, pois tendem a render mais e ter resultados mais satisfatórios, segue abaixo alguns dos “problemas“ enfrentados por empresas e colaboradores:

  • Falta de compromisso dos profissionais com horário, as vezes os profissionais se perdem com os horários por estarem trabalhando em casa, porém esquecem que necessitam realizar contato com clientes, companheiros de trabalho e por ai vai;
  • Distanciamento dos colaboradores da empresa, muitos profissionais que são contra o Home Office e já tiveram esta experiência relatam que o distanciamento dos outros colaboradores diminuiu o aprendizado e integração com a equipe;
  • Problemas para medir o desempenho dos colaboradores, quando as empresas não estão prontas para adotar o Home Office os dados e trabalhos podem ficar dispersos faltando controle, causando diversos problemas, entre outros.

São varias as vantagens e varias as desvantagens, cada uma delas baseada em um ponto de vista e de uma experiência, muitas empresas tem adotado o misto do Home Office com o método “convencional“ no escritório, pois desta forma muitas das desvantagens do Home Office deixam de existir para muitas destas empresas, e as vantagens do mesmo passam a ser perceptíveis para os colaboradores e resultados da empresa.

E você é a favor do Home Office ou não? Você acredita que os profissionais podem render o mesmo que rendem nas empresas de suas casas ou eles podem ficar abaixo ou acima da média? Deixe sua opinião.

Vou ficando por aqui, abraço e até a próxima.

Fonte: Brainstorm9.com.br
Fonte Imagem: Top Diário

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 162 artigos!.

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC. Trabalha com TI desde de 2009, é Amante por Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Share Button